Destaques

Dia Internacional da Mulher

8 de Março

 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/u2RYBoo4ySY?si=pq0ancxLk53Jh33j para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

A celebração dos Dias Internacionais é uma oportunidade para chamar a atenção para questões da maior importância, como a defesa dos direitos humanos, o desenvolvimento sustentável, as alterações climáticas, a saúde humana e outras.

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, lembramos que a igualdade de género é condição fundamental para alcançar um mundo melhor e mais justo.

Junte-se a nós neste importante Dia Internacional e ajude-nos a lembrar que é urgente “Investir nas mulheres: e acelerar o progresso!”

Vamos construir juntos um caminho rumo à igualdade, baseado nos direitos humanos, sem machismo, com diversidade e por uma sociedade melhor.

Ministério dos Negócios Estrangeiros 


Programa de Apoios à Comunicação Social da Diáspora Portuguesa

Candidaturas 2024

 

No âmbito do Decreto-Lei n.º 122/2023, de 26 de dezembro, foi criado o «Programa de Apoios à Comunicação Social da Diáspora Portuguesa», uma medida do Estado português que visa o apoio e a valorização dos órgãos de comunicação social, permitindo-lhe melhores capacidades, meios para chegar a mais público com conteúdos relevantes, atuais, imediatos e alinhados com os interesses nacionais de promoção da língua e cultura portuguesas.

O Programa destina-se aos órgãos de comunicação social da diáspora portuguesa que tenham sede no estrangeiro; estejam registados como órgãos de comunicação social junto das autoridades locais competentes do país em que se encontrem sediados há, pelo menos, dois anos; não tenham fins partidários; as respetivas publicações ou conteúdos sejam exclusiva ou maioritariamente emitidos ou difundidos em língua portuguesa e tenham uma tiragem mínima de 100 exemplares, no caso das publicações periódicas.

As candidaturas são apresentadas junto do posto consular. Toda a documentação necessária para formalizar este processo poderá ser consultada no Portal das Comunidades Portuguesas no separador Apoio Comunidades/Área Cultural e Movimento Associativo: 

 

Programa de Apoios à Comunicação Social da Diáspora Portuguesa - 2024

 

O prazo para apresentação de candidaturas encontra-se a decorrer entre 1 de março e 15 de abril de 2024.

 
 Ministério dos Negócios Estrangeiros

 


 

Eleições à Assembleia da República 2024

Calendário das Operações Eleitorais

 

Está disponível no sítio  internet da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o mapa cronológico das operações eleitorais, referente à eleição para a Assembleia da República de 10 de março de 2024, aprovado pelo CNE nos termos e para os efeitos previstos no artigo 6º. Da Lei nº. 71/78 de 27 de dezembro (Lei da CNE).

Para consulta desta informação basta aceder a: Mapa Cronológico Eleições AR2024

Os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro votam por correspondência, com exceção daqueles que tenham manifestado de forma expressa, junto dos Consulados-Gerais de Caracas ou Valência, o seu desejo de votar presencialmente, antes do dia 10 de janeiro de 2024.

Sobre a possibilidade de voto antecipado de quem está deslocado no estrangeiro, que decorrerá entre 27 e 29 de fevereiro, é favor consultar o referido no ponto 6.20 do mapa em apreço.

 

 


 

Eleições à Assembleia da República 2024

O ABC do Eleitor no Estrangeiro

 

1 - Como inscrever-se Inscrição no recenseamento eleitoral

R - Todos os cidadãos nacionais que completem 17 anos e sejam possuidores de Cartão de Cidadão, são oficiosa e automaticamente inscritos no recenseamento eleitoral, a título provisório, na comissão recenseadora/posto correspondente à morada que consta do respetivo documento de identificação. Os cidadãos portadores de Bilhete de Identidade terão de fazer a sua inscrição no recenseamento eleitoral junto da Comissão Recenseadora/Posto consular da área de residência, comprovando esta com o documento de residência local.

 

2 - Quem pode votar?

R - Podem votar os cidadãos portugueses maiores de 18 anos que se encontrem inscritos no recenseamento eleitoral português, no território nacional ou no estrangeiro.

 

3 – Como e onde votar?

R - O direito de voto é exercido ou por via postal ou no local onde o cidadão se encontra recenseado e que corresponde à morada constante no CC, que no estrangeiro, é o Posto consular da área de residência. 

 

4 – Quais as modalidades de voto para a Assembleia da República?

R – Na eleição para a Assembleia da República pode votar:

  • por via postal, recebendo o boletim de voto na sua morada de residência;

  • presencialmente na respetiva comissão recenseadora (CR) no estrangeiro, caso tenha optado por esta modalidade até à data da publicação em DR da marcação do dia da eleição. Pode alterar a sua opção a todo o tempo, exceto no período entre a data da marcação e a da realização da eleição.

 

5 - Como saber o local de votação quando o voto seja presencial?

  • através da Internet ( https://www.recenseamento.mai.gov.pt );

  • por SMS (escreva a seguinte msg: RE <espaço> n.º de Identificação civil sem check.digito <espaço> data de nascimento AAAAMMDD exemplo: RE 1444880 19531007 e marque 3838), nos 15 dias anteriores ao dia da eleição; ou através da APP MAI Mobile.

 

6 – Quais os documentos necessários para votar presencialmente?

R – Na data da eleição, caso tenha optado por voto presencial, apresenta-se perante a mesa de voto, bastando indicar o nome e entregar ao presidente da mesa o documento de identificação civil: BI/CC. O cartão/número de eleitor foi eliminado. Na falta de documento de identificação, pode identificar-se por meio de qualquer outro documento oficial que contenha fotografia atualizada, ou através de dois cidadãos eleitores que atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade ou, ainda, por reconhecimento unânime dos membros da mesa.

 

7 - Como votar presencialmente para a Assembleia da República?

R – Do seguinte modo:

a) No dia marcado para a eleição, o cidadão deve dirigir-se ao local de voto/Posto consular e apresentar o seu documento de identificação na mesa do voto;

b) O boletim de voto é-lhe entregue pela/o presidente da mesa. Na eleição presencial para a Assembleia da República existem 2 tipos de boletins de voto: círculo da EUROPA e círculo de FORA da EUROPA, de acordo com o Continente onde se encontra;

c) Deve depois dirigir-se à câmara de voto e preencher com uma cruz (X) o quadrado que está à frente da lista ou da/o candidata/o em que deseja votar. Se danificar o boletim, devolva-o à/ao presidente da mesa de voto e peça um novo;

d) Dobre o boletim em 4 com a parte impressa voltada para dentro;

e) Pode depois regressar à mesa de voto e entregar o boletim ao/à presidente da mesa, que o introduz na urna de voto.

 

8 - Como votar por via postal para a Assembleia da República?

R – A Administração Eleitoral do MAI remete a documentação necessária para votar, para a morada indicada no caderno eleitoral, pela via postal mais rápida, sob registo. O eleitor recebe um boletim de voto no qual assinala a sua opção de voto, um envelope de cor verde, onde deve introduzir o boletim de voto dobrado em quatro, e um envelope branco no qual introduz o envelope verde, bem como uma fotocópia do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, que fecha e devolve por via postal até ao dia da eleição, para a morada constante do envelope de retorno. A devolução/envio do voto por via postal é gratuita.

 

9 – Voto antecipado: quem pode votar?

R - Podem votar antecipadamente todos os eleitores recenseados em território nacional, mas deslocados temporariamente no estrangeiro, nas seguintes situações:

a) por inerência do exercício de funções públicas;

b) por inerência do exercício de funções privadas;

c) quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;

d) estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;

e) doentes em tratamento no estrangeiro;

f) cidadãos que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

 

10 - Quando se realiza o voto antecipado?

R – O voto antecipado decorre entre o 12.º e o 10.º dias anteriores ao dia da eleição, ou seja, entre os dias 27 e 29 de fevereiro de 2024, junto das representações diplomáticas ou consulares previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O cidadão deve levar consigo o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento identificativo, como carta de condução ou passaporte. Não necessita de comprovativo ou justificação de qualquer entidade.

 

 


Parlamento dos Jovens 2023/2024

Abertura de inscrições

A iniciativa tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a AR, promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, ambas subordinadas à celebração dos 50 anos o 25 de abril de 1974, pelo que o tema para esta edição é:

 

“Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.”

 

As escolas e as associações que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas podem proceder à inscrição através do preenchimento de formulário eletrónico disponível em:

 

https://jovens.parlamento.pt/

 


 

Notícias

Mais notícias

Lourenço Cazarré, Prémio Imprensa Nacional Ferreira de Castro 2024

 

Com a obra Memória de Simeão Boa Morte e Outros Contos Poéticos, o lusodescendente Lourenço Cazarré conquistou a 5.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e dirigido a lusodescendentes e a portugueses a residir no estrangeiro.

O júri do Prémio, composto por Luís Filipe Castro Mendes (presidente), Martina Matozzi e Paula Mendes, justifica a distinção do trabalho assinado por Cazarré «pela criatividade e capacidade de invenção dos seus contos, que estabelecem diálogos singulares com grandes obras da literatura de língua portuguesa, de modo sempre poético, mas também irreverente».

Informação importante!

 

Para exercer o voto presencial nas eleições para a Assembleia de República, no próximo 10 de março de 2024, os cidadãos deverão informar da sua intenção, diretamente, ao Consulado- Geral onde se encontram recenseados, até ao dia 10 de janeiro de 2024, através dos seguintes endereços eletrónicos: 

 

Consulado-Geral em Caracas: 

cgcaracas@mne.pt

 

ou

 

Consulado-Geral em Valência:

valencia@mne.pt  

  

Previamente, sugere-se:

  • Confirmar ou atualizar a morada.  

 

Para mais informações, poderá consultar: 

www.cne.pt 

 

 

Viana do Castelo acolhe a edição 2023 do maior evento português de investidores da diáspora. Os ENCONTROS PNAID (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora) rumam ao Minho nos próximos dias 14 a 16 de dezembro com o objetivo de promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas.

Em destaque na edição deste ano vão estar as oportunidades de investimento na economia azul, energias renováveis e sustentabilidade. Será também o momento de conhecer as políticas, programas, prioridades e oportunidades de investimento em Portugal, com enfoque num quadro de valorização dos territórios de baixa densidade.

Numa evolução em relação à edição anterior, o evento irá privilegiar o diálogo, networking e contactos cruciais para a criação de sinergias de sucesso entre empreendedores e empresas da diáspora, instituições e empresas nacionais. Empresas e empreendedores têm a oportunidade de se conectar com investidores, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades concretas para o fortalecimento da economia pela fixação de investimento e internacionalização de negócios.

Logo JMJ Lisboa 2023

Durante o período da realização das Jornadas Mundiais da Juventude serão reintroduzidos os controlos documentais nas fronteiras internas nacionais, a título excecional, por forma a acautelar eventuais ameaças à ordem pública e à segurança interna.

Assim, de dia 22 de julho até dia 7 de agosto é reposto o controlo documental de pessoas nas fronteiras internas nacionais.

Para informações sobre os pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre nacional deverá ser consultada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 71/2023, de 14 de julho de 2023:

 

 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 71/2023, de 14 de julho | DR (diariodarepublica.pt)

SBEIF 2023 Out i

 

Após a 1ª Edição do Fórum de Investimento em Economia Azul Sustentável (SBEIF), que atraiu a atenção mundial no âmbito da 2ª Conferência das Nações Unidas para o Oceano (UNOC), em junho de 2022, a Agência Portuguesa para o Comércio e Investimento de Portugal (AICEP) acaba de confirmar uma 2ª edição deste fórum dedicado a empresas e organizações que trabalham na transição para uma economia oceânica sustentável e o Objetivo de Desenvolvimento Sustetável (ODS) 14 da Agenda 2030 da ONU, que terá lugar no Centro de Congressos do Estoril, no próximo dia 4 de outubro de 2023.

Contactos

Avenida Eugenio Mendoza,
Torre La Castellana, Piso 3,
Urbanización La Castellana,
Municipio Chacao, 1060.
Caracas

+58 (212) 263 25 29
+58 (212) 263 80 53
+58 (212) 263 04 68
caracas@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Telefones de Emergência

 Separador Módulo

CG Caracas i

CG Valência i

ePortugal

Separador Módulo

CEPE Vzla

Separador MóduloSECP

Turismo de Portugal

Visit Portugal

aicep Portugal Global

 

Portugal Economy PE Probe

 

 Instituto Camões

 

Instituto Diplomático

 

Carreiras Internacionais

Ligações Institucionais

Separador Módulo

Presidência República

Assembleia da República

Portal Diplomático

portugal gov pt


DRE

 

Multimédia

Separador Módulo

 

 Vídeo "De Corpo e Alma"

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/HmgFV7wsFcQ para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 A história de uma marca para o destino Portugal

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/gudsOSTtq2E para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 Vídeo oficial promoción turística - Portugal

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/_PTuGt9Gtac para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 aicep Portugal Global: Perto das empresas para as levar mais longe.

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://player.vimeo.com/video/151510012/?dnt=1 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.