Destaques

A prevenção é fundamental 1

A prevenção é fundamental 2

Separador Módulo 2

Resposta de Portugal à COVID 19

 

Atendendo à enorme volatilidade da situação internacional no quadro do COVID-19, com consequências gravosas em matéria de tráfego aéreo e constantes suspensões na actividade de múltiplas companhias aéreas, o Governo aconselha que todos os cidadãos nacionais em viagem no estrangeiro (em turismo, negócios ou por outras razões) efectuem, de forma urgente, esforços no sentido de antecipar o seu regresso a Portugal.

Em caso de dificuldades em conseguir soluções para o efeito, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibiliza   a   Linha  de  Emergência  COVID-19,   acessível   por   telefone  através do número +351 217 929 755 e pelo endereço de correio eletrónico: covid19@mne.pt. 

Esta linha de emergência para viajantes está disponível em dias úteis, entre as 9:00 e as 22:00 horas, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia, nos seguintes contactos: +351 217 929 714 e +351 961 706 472; e gec@mne.pt.

Separador Módulo 2

COVID 19

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, no passado dia 28 de fevereiro, um microsite sobre o novo coronavírus (COVID-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo, e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Se se encontrar deslocado no estrangeiro, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.

Para saber mais pode consultar o website da Direção-Geral da Saúde:

DGSaúde

Assim como, o Portal das Comunidades Portuguesas:

SECP

Mais notíciasNotícias

UE Emblema

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”  proferida em 1950, expondo a visão de uma forma de cooperação política que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra entre países europeus, e antecipando que a Europa não se faria de uma só vez, nem de acordo com um plano único. «Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.»

A visão de Robert Schuman de um projeto de paz, democracia e prosperidade partilhada continua relevante nos dias de hoje, e os valores do respeito pela dignidade humana, democracia e Estado de direito, em que assenta a construção europeia, mostram-se fundamentais para a resiliência e recuperação da nossa União da crise sem precedentes que atravessamos. Em 2021, a celebração do dia da Europa tem lugar durante a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que tem dado toda a prioridade a uma mobilização dos Estados Membros e das Instituições europeias em torno de uma agenda orientada para uma recuperação económica que se quer justa, verde e digital - em suma para os cidadãos.

 

Cartaz promocional

 

Este ano, a cantante luso descendente Iliana Goncalves será a cantora, neste concerto, que celebra por segundo ano consecutivo o #DiaMundialdaLínguaPortuguesa, organizado pela Embaixada de Portugal em Caracas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa (#CamõesIP), a Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa (#CEPEVenezuela) e o #CorreiodaVenezuela, em colaboração com o Instituto Português de Cultura (#IPC), Caixa Geral de Depósitos (#CGD) e a Associação Venezuelana para o Ensino da Língua Portuguesa (#AVELP).

O concerto terá lugar na quarta-feira, dia 5 de maio, às 19:00 horas (hora de Caracas), e será transmitido através da plataforma Zoom, podendo também ser visualizado, em tempo real, pelas contas em redes sociais do CEPE Venezuela e do Correio da Venezuela. 

As pessoas interessadas em assistir a este encontro musical via Zoom, precisaram de ter o respetivo programa instalado e fazer o registo no link: http://bit.ly/diamundialdelalenguaportuguesa.

2021Portugal.EU

 

No dia 21 de Abril será realizado o colóquio "Potencial Económico da Diáspora", que tem por objetivo identificar e promover o contributo económico da diáspora portuguesa.

O colóquio é promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), em parceria com o Observatório da Emigração (ISCTE-IUL), e o Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE).

As inscrições podem ser feitas no formulário: http://coloquiopotencialecdiaspora.eventbrite.pt

GSECP

 

High Level Conference

  

Decorrerá no próximo dia 20 de abril, em formato digital, a Conferência sobre Proteção contra a Discriminação Racial e Intolerância Relacionada (antissemitismo, xenofobia e anti-ciganismo), iniciativa que resulta do esforço conjugado da Direção Geral de Assuntos Europeus (DGAE) e da Direção Geral de Política Externa (DGPE), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em parceria com o Programa Nunca Esquecer. 

Poderá aceder ao programa aqui.

 

2021 Portugal.EU

SECP

O concurso anual de apoio ao movimento associativo das comunidades portuguesas, atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) distribuirá, em 2021, o montante mais elevado desde 2018, no âmbito do novo enquadramento legislativo estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de setembro. A atribuição destes apoios é feita por concurso público, com base na avaliação de candidaturas. A proposta de distribuição da dotação orçamental é da responsabilidade da DGACCP.

Segundo dados ainda preliminares, mais de 700 mil euros serão distribuídos por 101 candidaturas propostas por 65 associações de 17 países. As candidaturas decorreram entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020.

A Venezuela é o país a cujas associações se prevê atribuir o maior montante em termos globais, de cerca de 190 mil euros. Segue-se França, com 149 mil euros, que tem o maior número de associações admitidas a avaliação.

A proposta de distribuição da dotação orçamental disponível para o concurso de 2021 está publicada no Portal das Comunidades.

Inscrições EPE 2021 2022

 

Encontra-se aberto, até 30 de abril de 2021, o período de inscrições para o Ensino Português no Estrangeiro (EPE), para renovação de inscrição e para novas inscrições.

Para mais informações, consulte:

Para esclarecimento de dúvidas, consulte a sua Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro (CEPE), de preferência através de email, cujo contacto está indicado nas páginas virtuais referidas nesta notícia.

 

Instituto Camões

 

CEPE Vzla

Contactos

Avenida Eugenio Mendoza,
Torre La Castellana, Piso 3,
Urbanización La Castellana,
Municipio Chacao, 1060.
Caracas

+58 (212) 263 25 29
+58 (212) 263 80 53
+58 (212) 263 04 68
caracas@mne.pt

Mais informação