Destaques

Padre Alexandre Mendonça

 

Foi com profundo pesar que tive conhecimento da morte do nosso querido Monsenhor Alexandre Mendonça, no passado dia 13, dia que marca a última aparição da Nossa Senhora de Fátima.

Diretor da Missão Católica Portuguesa e Pároco da Comunidade Portuguesa, tendo exercido altos cargos eclesiásticos na Venezuela, o Padre Alexandre foi sempre incansável no trabalho em prol da comunidade portuguesa e lusodescendente neste país.

Em nome da Embaixada de Portugal e em meu nome pessoal, expresso os meus sentidos pêsames aos seus familiares e amigos e a toda a Comunidade Portuguesa.

 

Carlos de Sousa Amaro

Separador Módulo 2

A prevenção é fundamental 1

A prevenção é fundamental 2

Separador Módulo 2

Resposta de Portugal à COVID 19

 

Em caso de dificuldades estando no estrangeiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibiliza   a   Linha  de  Emergência  COVID-19,   acessível   por   telefone  através do número +351 217 929 755 e pelo endereço de correio eletrónico: covid19@mne.pt. 

Esta linha de emergência para viajantes está disponível em dias úteis, entre as 9:00 e as 22:00 horas, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia, nos seguintes contactos:

+351 217 929 714 e +351 961 706 472; e gec@mne.pt.

Separador Módulo 2

COVID 19

 

A Direção-Geral da Saúde conta também com um microsite sobre o coronavírus (COVID-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo, e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Se se encontrar deslocado no estrangeiro, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.

Para saber mais pode consultar o website da Direção-Geral da Saúde:

DGSaúde

Assim como, o Portal das Comunidades Portuguesas:

SECP

Mais notíciasNotícias

VzlaExportaPTPrimeira venda internacional de peças de vestuário inspiradas em Jacinta Marto.

 

A Venezuela concretizou a primeira venda internacional de peças de vestuário inspiradas na pastorinha de Fátima, Jacinta Marto, uma encomenda que chegará nas próximas semanas a Fátima, adiantou à Lusa o embaixador português em Caracas, Carlos de Sousa Amaro.

"As irmãs estão muito gratas porque o primeiro cliente foi em Portugal", disse o diplomata à agência Lusa, à margem de uma visita à Escola de Nossa Senhora do Encontro, em Loma Alta, no populoso bairro pobre de Petare, um dos maiores da América Latina.

A marca, Moda Jacinta, produz peças de vestir 'únicas' (de apenas um exemplar de cada desenho) criadas por missionárias de ABC Prodein e inspiradas na pastorinha de Fátima, Jacinta Marto, com as quais procuram vestir as venezuelanas de maneira elegante, mas conservadora, e ao mesmo tempo financiar projetos educativos e de assistência social para crianças e adultos em bairros pobres venezuelanos.

Em declarações à agência Lusa, Carlos de Sousa Amaro mostrou confiante de que "esta mensagem chegue também a outros portugueses porque é através das vendas que elas [missonárias] conseguem manter em funcionamento a escola e dar também instrumentos às mães, a crianças e meninos mais velhos, o que é muito importante neste momento, na crise que a Venezuela está a atravessar", explicou.

 

PassaportePT

 

A partir de 1 de outubro de 2021, os cidadãos portugueses não residentes (sem settled/pre-settled status) necessitarão de Passaporte para entrar no Reino Unido.

Dependendo das circunstâncias, poderá ser também necessário requerer um visto para assegurar a entrada no país. Saiba mais em: 

 

https://www.gov.uk/guidance/new-immigration-system

 

Os cidadãos titulares de estatuto de residente permanente (settled status), ou provisório (pre-settled status), ao abrigo do EUSS (EU Settlement Scheme), poderão continuar a usar o Cartão de Cidadão para entrar no Reino Unido até, pelo menos, 31 de dezembro de 2025.

Para informações detalhadas sobre este assunto, por favor consulte a página: 

 

https://www.gov.uk/guidance/visiting-the-uk

 

Trabalho Estudo em portátil

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudos para o Programa Fernão Mendes Pinto enquadrado na Língua e Cultura Portuguesas, informa-se que se encontram abertas as candidaturas entre 20 de setembro e 1 de outubro de 2021 (até às 24h, hora de Lisboa).

O Programa Fernão Mendes Pinto destina-se a licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português como língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P., em universidades e/ou instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P. O limite máximo da duração da bolsa FMP é de 3 anos.

As candidaturas, bem como o formulário e os documentos de suporte à candidatura previstos no Regulamento de Bolsas do Camões, I.P., devem ser submetidas eletronicamente através da plataforma Portal de Serviços do Camões, I.P., disponível em:

https://portalservicos.instituto-camoes.pt/

 Instituto Camões

FLAD Atlantic Security Awards

 

Estão abertas as candidaturas para a primeira edição do FLAD Atlantic Security Award, numa parceria entre o Centro do Atlântico, o Instituto da Defesa Nacional e a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, que pretende estimular e distinguir a investigação de excelência nas temáticas da Segurança e Defesa no Atlântico.

O prémio vai distinguir duas propostas de elevado mérito científico dedicadas a estes temas. As candidaturas estão abertas a investigadores doutorados de todas as nacionalidades e deverão ser apresentadas até 30 de outubro. As propostas vencedoras serão anunciadas em janeiro de 2022.

Os projetos de investigação vencedores receberão um financiamento de 20 mil euros cada e serão desenvolvidos entre março e dezembro de 2022.

As candidaturas estão abertas a pessoas de todas as nacionalidades. Numa das bolsas será dada preferência a um candidato português.

Centro do Atlântico é uma iniciativa do Governo português, desenvolvida pelo Ministério da Defesa Nacional, dedicada à promoção da segurança e da cooperação no Atlântico e que está aberta à participação de todos os Estados e organizações multilaterais desta região. As suas atividades centram-se no diálogo político, na investigação científica e na capacitação no domínio da defesa.

 JSampaio 
JSampaioG
 

É com profundo pesar que a Embaixada de Portugal em Caracas anuncia a morte de Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa entre 1996 e 2006. Transmitimos à sua família as mais sentidas condolências. 

Summer School 2021

 

Entre 13 e 17 de setembro de 2021, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal realizam mais uma edição da Summer School que será, pela primeira vez, direcionada aos lusodescendentes.

Organizada pelo Turismo de Portugal e as suas Escolas de Hotelaria e Turismo, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, esta iniciativa, gratuita e online, visa proporcionar aos lusodescendentes residentes fora do país formas de melhor conhecerem as suas origens e descobrirem Portugal, apresentando oportunidades para estudar, trabalhar e investir no país.

Participam, nesta edição, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Oeste, Estoril, Portalegre e Portimão.

Contactos

Avenida Eugenio Mendoza,
Torre La Castellana, Piso 3,
Urbanización La Castellana,
Municipio Chacao, 1060.
Caracas

+58 (212) 263 25 29
+58 (212) 263 80 53
+58 (212) 263 04 68
caracas@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Telefones de Emergência

 

Logo Facebook

 

COVID 19 estamos on
Separador Módulo

CG Caracas i

CG Valência i

ePortugal

Separador Módulo

CEPE Vzla

Separador MóduloSECP

Turismo de Portugal

Visit Portugal

aicep Portugal Global

 

Portugal Economy PE Probe

 

 Instituto Camões

 

Instituto Diplomático

 

Carreiras Internacionais

Eventos

Separador Módulo

 2020 Ocean Conference Lisboa

Ligações Institucionais

Separador Módulo

Presidência República

Assembleia da República

Portal Diplomático

 

portugal gov pt

 

DRE

 

 2021Portugal.EU 

Multimédia

Separador Módulo

 

 A história de uma marca para o destino Portugal

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/gudsOSTtq2E para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 Vídeo oficial promoción turística - Portugal

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/_PTuGt9Gtac para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 aicep Portugal Global: Perto das empresas para as levar mais longe.

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://player.vimeo.com/video/151510012/?dnt=1 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.