Destaques

Mensagem de Sua Excelência a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de junho de 2021

 

Mensagem Sexa SECP Dia de Portugal 2021 1

Mensagem Sexa SECP Dia de Portugal 2021 2

 

Poderá também aceder ao vídeo desta mensagem e as de Suas Excelências

o Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, e

o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Prof. Dr. Augusto Santos Silva,

através da página oficial da Embaixada de Portugal em Caracas no Facebook:

 

https://www.facebook.com/embaixadadeportugal.caracas

 

Aceda aqui à Ficha Informativa "Dia de Portugal - 10 de junho de 2021" 

 

GSECP

Separador Módulo 2

Mensagem de Sua Excelência o Embaixador de Portugal na Venezuela, Dr. Carlos Sousa Amaro, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de junho de 2021

 

 Separador Módulo 2

A prevenção é fundamental 1

A prevenção é fundamental 2

Separador Módulo 2

Resposta de Portugal à COVID 19

 

Atendendo à enorme volatilidade da situação internacional no quadro do COVID-19, com consequências gravosas em matéria de tráfego aéreo e constantes suspensões na actividade de múltiplas companhias aéreas, o Governo aconselha que todos os cidadãos nacionais em viagem no estrangeiro (em turismo, negócios ou por outras razões) efectuem, de forma urgente, esforços no sentido de antecipar o seu regresso a Portugal.

Em caso de dificuldades em conseguir soluções para o efeito, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibiliza   a   Linha  de  Emergência  COVID-19,   acessível   por   telefone  através do número +351 217 929 755 e pelo endereço de correio eletrónico: covid19@mne.pt. 

Esta linha de emergência para viajantes está disponível em dias úteis, entre as 9:00 e as 22:00 horas, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia, nos seguintes contactos: +351 217 929 714 e +351 961 706 472; e gec@mne.pt.

Separador Módulo 2

COVID 19

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, no passado dia 28 de fevereiro, um microsite sobre o novo coronavírus (COVID-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo, e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Se se encontrar deslocado no estrangeiro, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.

Para saber mais pode consultar o website da Direção-Geral da Saúde:

DGSaúde

Assim como, o Portal das Comunidades Portuguesas:

SECP

Mais notíciasNotícias

 

Nacionalidade e Registo Civil

 

A Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) disponibilizou uma nova página de Facebook com o intuito de fornecer informação e esclarecimentos aos utentes da rede consular sobre questões de nacionalidade e de registo civil.

A página pode ser consultada através do endereço:

https://www.facebook.com/Nacionalidade-e-Registo-Civil-103779504969334

 

SECP

UE Emblema

 

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”  proferida em 1950, expondo a visão de uma forma de cooperação política que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra entre países europeus, e antecipando que a Europa não se faria de uma só vez, nem de acordo com um plano único. «Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.»

A visão de Robert Schuman de um projeto de paz, democracia e prosperidade partilhada continua relevante nos dias de hoje, e os valores do respeito pela dignidade humana, democracia e Estado de direito, em que assenta a construção europeia, mostram-se fundamentais para a resiliência e recuperação da nossa União da crise sem precedentes que atravessamos. Em 2021, a celebração do dia da Europa tem lugar durante a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que tem dado toda a prioridade a uma mobilização dos Estados Membros e das Instituições europeias em torno de uma agenda orientada para uma recuperação económica que se quer justa, verde e digital - em suma para os cidadãos.

 

Cartaz promocional

 

Este ano, a cantante luso descendente Iliana Goncalves será a cantora, neste concerto, que celebra por segundo ano consecutivo o #DiaMundialdaLínguaPortuguesa, organizado pela Embaixada de Portugal em Caracas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa (#CamõesIP), a Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa (#CEPEVenezuela) e o #CorreiodaVenezuela, em colaboração com o Instituto Português de Cultura (#IPC), Caixa Geral de Depósitos (#CGD) e a Associação Venezuelana para o Ensino da Língua Portuguesa (#AVELP).

O concerto terá lugar na quarta-feira, dia 5 de maio, às 19:00 horas (hora de Caracas), e será transmitido através da plataforma Zoom, podendo também ser visualizado, em tempo real, pelas contas em redes sociais do CEPE Venezuela e do Correio da Venezuela. 

As pessoas interessadas em assistir a este encontro musical via Zoom, precisaram de ter o respetivo programa instalado e fazer o registo no link: http://bit.ly/diamundialdelalenguaportuguesa.

2021Portugal.EU

 

No dia 21 de Abril será realizado o colóquio "Potencial Económico da Diáspora", que tem por objetivo identificar e promover o contributo económico da diáspora portuguesa.

O colóquio é promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), em parceria com o Observatório da Emigração (ISCTE-IUL), e o Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE).

As inscrições podem ser feitas no formulário: http://coloquiopotencialecdiaspora.eventbrite.pt

GSECP

 

High Level Conference

  

Decorrerá no próximo dia 20 de abril, em formato digital, a Conferência sobre Proteção contra a Discriminação Racial e Intolerância Relacionada (antissemitismo, xenofobia e anti-ciganismo), iniciativa que resulta do esforço conjugado da Direção Geral de Assuntos Europeus (DGAE) e da Direção Geral de Política Externa (DGPE), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em parceria com o Programa Nunca Esquecer. 

Poderá aceder ao programa aqui.

 

2021 Portugal.EU

SECP

O concurso anual de apoio ao movimento associativo das comunidades portuguesas, atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) distribuirá, em 2021, o montante mais elevado desde 2018, no âmbito do novo enquadramento legislativo estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de setembro. A atribuição destes apoios é feita por concurso público, com base na avaliação de candidaturas. A proposta de distribuição da dotação orçamental é da responsabilidade da DGACCP.

Segundo dados ainda preliminares, mais de 700 mil euros serão distribuídos por 101 candidaturas propostas por 65 associações de 17 países. As candidaturas decorreram entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020.

A Venezuela é o país a cujas associações se prevê atribuir o maior montante em termos globais, de cerca de 190 mil euros. Segue-se França, com 149 mil euros, que tem o maior número de associações admitidas a avaliação.

A proposta de distribuição da dotação orçamental disponível para o concurso de 2021 está publicada no Portal das Comunidades.

Contactos

Avenida Eugenio Mendoza,
Torre La Castellana, Piso 3,
Urbanización La Castellana,
Municipio Chacao, 1060.
Caracas

+58 (212) 263 25 29
+58 (212) 263 80 53
+58 (212) 263 04 68
caracas@mne.pt

Mais informação