Foto Mensagem

 

Caros concidadãos,

Este ano esteve novamente marcado pela presença do COVID 19 em todo o mundo e as dificuldades persistiram em muitos dos casos, embora no geral a humanidade tivesse compreendido que a vida continuava e que tínhamos que continuar também nós com as nossas atividades. Ë verdade que tivemos que despedir a alguns amigos e seres queridos. Gostaria de relembrar o Padre da Nóbrega no estado de Delta Amacuro e o monsenhor Alexandre Mendonça, chefe da Missão Católica Portuguesa aqui em Caracas, duas figuras incontornáveis da nossa comunidade. Lamentavelmente faleceram e já não se encontram entre nós. Mas também a tantos outros que infelizmente partiram. Aos seus familiares os nossos pêsames.

No entanto, apesar de momentos tristes, são mais os momentos que reforçam o meu orgulho na nossa Comunidade e em ser português: os portugueses da Venezuela conformam uma comunidade de gente laboriosa e trabalhadora que não ficou de braços caídos e que continuam também a lutar neste país que os acolheu. São pessoas com um coração de ouro; generosas; trabalhadoras, resilientes e de um patriotismo inquebrantável.

Finalmente, gostaria também de deixar uma mensagem de esperança a todos vós nesta quadra natalícia tão importante para a cultura portuguesa como venezuelana. Embora tenha sido um ano particularmente difícil, foi um ano de avanços em muitas áreas. Por isso os meus desejos de um Bom Natal e de um Feliz Ano Novo 2022, com muitas mais coisas boas, mas com a fibra e a tenacidade que sempre ostentámos como povo.

Um bem-haja a todos!

 

Carlos de Sousa Amaro

Embaixador de Portugal em Caracas

  • Partilhe